terça-feira, 11 de maio de 2010

Comunicação Social (Bacharel)

Essa é pra quem ainda tem duvidas sobre esse curso que é um dos mais concorridos nos vestibulares, tanto nas universidades Publicas como nas Particulares.

Comunicação Social


A Comunicação Social é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana e questões que envolvem a interação entre os sujeitos em sociedade. A Comunicação Social lida com as técnicas de transmissão da informação, o formato com que a informação é transmitida, e os impactos que a informação terá na sociedade e a relação entre os sujeitos em uma situação comunicativa.

O Curso tem 'habilitações': Publicidade, Jornalismo.. e a escolha de qual Habilitação vai querer é do estudante.

Principais Habilitações


Jornalismo

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com noticias, dados factuais e divulgação de informações. Também define-se o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais. Jornalismo é uma atividade de comunicação.

Ao profissional desta área dá-se o nome de jornalista. O jornalista pode atuar em várias áreas ou veículos de imprensa, como jornais, revistas, televisão, rádio, websites, weblogs, assessorias de imprensa, entre muitos outros.


Publicidade e Propaganda

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam estadifusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, veiculação e produção de peças publicitárias. Mas estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.

Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, etc…, a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.


Radialismo

Radialismo é todo o processo envolvente da rádio e televisão. Um radialista é um profissional habilitado para trabalhar com diversos nichos dentro de uma produção audiovisual ou radiofônica.

É de fundamental importância ressaltar que nesta modalidade de comunicação, existem dimensões específicas que cabem ao radialista, como por exemplo a área de locução, apresentação, sonoplastia, produção de programas tanto de rádio quanto de Tv, direção e outras atividades.


Relações Públicas


Relações Públicas designa a profissão e relações-públicas o profissional dessa atividade de comunicação. Relações Públicas ofertam uma variedade de funções a serem exercidas para as diversas organizações (sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor), sempre com vistas à manutenção do equilíbrio entre estas e os públicos com os quais interagem.

O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.


EduComunicação


Educomunicação é um conceito ou metodologia pedagógico que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem. Como se entende pelo nome, é o encontro da educação com a comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de qualquer área. Conhecida abreviadamente como educom. Exemplos de comunicação são o uso de rádio escolar, rádio virtual, videogames, softwares de aprendizagem online, Podcasts , blogs, fotografia, projetos de entrevistas e reportagens executadas pelos estudantes.

No Brasil várias ONGs e algumas prefeituras desenvolvem programas de educomunicação que possuem em comum a promoção ao protagonismo infanto juvenil e a horizontalidade da comunicação, tentando diminuir as diferenças hierárquicas entre educadores e educandos, diferenças de idade e ampliando o acesso à cultura e à informação de maneira crítica e autônoma.



Faça a escolha certa!

5 Opiniões (quem cala consente).:

Anônimo disse...

Se Deus quiser vou fazer Relações Publicas! :)

Anônimo disse...

esse curso nem tem na minha cidade, muito menos perto.. :( mas acho que era no que eu ia me especializar!

Dileite disse...

Na minha tbm não Companheiro, Ou Companheira.. mas eu fiz pra uma cidade que fica a mais de 2 horas da minha.. e vai dar tudo certo!

se eu fosse vc ia atrás dos seus sonhos! ;)

Regininha disse...

Pois eu vou fazer Jornalismo... \o/... meu sonho *_*

Rafael disse...

Não é o que eu quero.. mas respeito muito essas profissões... legal! :)

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