A palestra começou de uma maneira ainda ‘tímida’, a plateia tinha perguntas, e a convidada Edna Brennand tinha como objetivo respondê-las. O tema era “Diálogos entre Comunicação e Educação: desafios do século XXI”, assunto que a palestrante certamente tinha conhecimento. Edna é pós-doutora em sociologia da comunicação e professora dos cursos de mestrado e doutorado em Educação na UFPB, além de ter experiencia nos ramos: agir comunicativo, ciberespaço, ecologias cognitivas, redes digitais e educação a distância.
O assunto inicial foi voltado para as convergências digitais, as novas formas de comunicação que abrangem em nosso cotidiano. A medida que essas estruturas organizacionais e produtivas da educação e comunicação evoluem, temos a necessidade de acompanhá-las e entender como funciona essa construção de conhecimentos. Dentro desse meio encontra-se a centralização
das novas tecnologias que envolve seres humanos e sistemas inteligentes como uma forma de aprendizagem e troca de experiências. O termo Educomunicação trás a ideia de um grupo organizador de projetos novos, jamais experimentados e idealizados com o propósito pedagogico e midiatico voltado para uma nova área da comunicação.
Edna se refere ao campo transdiscursivo e seus efeitos abstratos, todos os campos se mesclam em um determinado ponto garantindo um grande numero de discursos e sujeitos discursivos. Afirma ainda que “sujeitos transdisciplinares são 'mutantes metodológicos', 'transversais' e 'anfíbios' em distintos campos científicos”. Anfíbios por se tratar de seres que vivem em água e terra, assim como os integrados nos conceitos Comunicação/Educação. Não existe
fronteiras entre essas disciplinas, elas provocam intercambios e enriquecimento de informações e modificações.
1 Opiniões (quem cala consente).:
Eu achei esplêndida a apresentação e espero que as próximas sejam tão boas quanto essa. Parabéns a UFCG e aos organizadores.
Postar um comentário