quarta-feira, 27 de abril de 2011

Filme “Show de Truman”, uma análise na realidade

O filme conta a historia de Truman, um homem comum, que vive com a esposa em uma cidade pequena (onde nasceu, cresceu e vive), ou pelo menos, é o que ele acredita. Na verdade a cidade não passa de uma enorme produção cenográfica e a sua esposa e toda população do cenário são atores induzidos a fazer com que ele pense que vive em uma sociedade tradicional e indiferente. O reality show foi criado pelo diretor Christofer, e ele junto com todo o mundo se envolvem na vida social do protagonista, transformando isso em uma produção de sucesso!

Truman é alertado em um determinado ponto da trama pela sua maior paixão, e a partir desse aviso ele começa a perceber a monotonia e fatos suspeitos em seu cotidiano (como pessoas repetindo trajetos e propagandas direcionadas a pontos estratégicos pela sua esposa, ou até mesmo as tantas impossibilidades de não poder sair da cidade), com isso finalmente consegue desmascarar sua „realidade‟ e descobre que tudo não passava de uma grande farsa.

Toda a história do filme é contada de maneira entendível e reflexível. Com dramas e emoções que podem ser comparados a realidade. Os personagens representam muito bem como é de fato o mecanismo social e como funciona essa ideologia, sobretudo humana de necessidades e interesse nessa cultura de massa. Somos críticos, e o “Show de Truman” nos mostra as ilusões da mídia.

Uma coisa que vale salientar é que, mesmo dentro desse „mundo artificial‟, existem pessoas reais, pessoas que sofrem vendo o personagem sendo manipulado/enganado. É o que faz Sylvia (coadjuvante e paixão de Truman) que lhe ajudou no momento em que não se permitia mais enganá-lo nem deixar que ele continuasse sendo o centro das atenções dessa forma subumana. O amor existente nos personagens nos permitiu pensar que simples atos podem transmitir força de vontade e perseverança para conquistar objetivos.

Direção: Peter Weir
Gênero: Drama


Nada mudaria no filme, acredito que a
forma conduzida de todas as cenas e
acontecimentos são bem distribuídos e de fácil
compreensão. Sem falar que a história é
linda e emocionante. Ótima fonte para estudos
e pesquisas na área comunicativa.

0 Opiniões (quem cala consente).:

Postar um comentário