O que seria mesmo a opinião pública? Como ela é formada?
Os veículos de comunicação conseguem acomodar a maioria das pessoas através de informações e pontos de vista cuidadosamente planejados para conquistar a grande massa, que por sua vez chamam isso de “minha opinião”. Essas opiniões nem sempre são pensadas, e sim “copiadas”, já que é mais fácil seguir uma ordem, uma idéia sem rever seus conceitos, apenas acompanham os outros integrantes do grupo. Graças a essa facilidade em manipular as emoções da massa, os veículos trataram de conceituar a Opinião Pública.
Para haver a OP, é necessário que exista uma conversação, um levantamento de discussões e informações a fim de criar controvérsias, desentendimentos “sadios” (ou não), para que facilite a formação da opinião pública de fato. Para isso, tem que haver a participação popular em tudo que interessa o homem e geralmente em terrenos sujeitos a sofrer esses efeitos.
Assim que surgem as críticas, que por sua vez surgiram por conseqüência dos desacordos, começam a aparecer as primeiras idéias de uma determinada opinião coletiva. Essa opinião será passada para leigos de informações e agentes do comodismo, aumentando o número de elementos que acreditam em um ponto de vista único. Esse ponto de vista é generalizado, graças as mediações que quase sempre não liga para a racionalidade pura e opiniões individuais. A partir daí, não existe mais dúvidas, e sim uma opinião pública, uma “opinião de todos”.
Todos nós participamos diretamente ou indiretamente da opinião pública. Por mais que você discorde de algo, será essa atitude que ajudará na criação de uma comunicação manifestante. Hoje todo tipo de problemas da sociedade, tem extensões grandes, que envolve situações do seu círculo de contatos e do mundo todo, sem se limitar aos interesses pequenos e locais. No primeiro momento do surgimento da OP surge o cansaço, o estresse de imediato, pois há muitas informações e muita discórdia. Depois surgirá o consenso, que nada mais é que uma opinião gerada por algo em comum existente em todas as controvérsias apresentadas.
1 Opiniões (quem cala consente).:
Bom tema; pena que não abrimos nossos olhos para este erro que opera na sociedade moderna. O povo é manipulado na cara de pau. Mas é assim mesmo; enquanto houver desentendidos, existirá manipuladores de grandes massas. Você quer ver um grande manipulador: As pesquisas.Ramon e leitores do Di Leite,nunca fui pesquisado para mostrar minha opinião. Pegam 2 mil pessoas , fazem umas perguntas e pronto: Está no Jornal Nacional e o povo engole! Valeu gente e até. Muito bom o texto. Eu compartilho.
Postar um comentário