segunda-feira, 21 de junho de 2010

Invasão dos ET's em 1938

Imagina você em uma época em que
a rádio era seu único meio de
comunicação e de repente você ouvi o
anuncio de que a terra está sendo
invadida por Marcianos?


No dia 30 de outubro de 1938, cerca de 6 milhões de pessoas ouviam a adaptação de "A Guerra dos Mundos" por Orson Welles na rádio CBS.O Livro é uma ficção científica famosa do escritor H.G. Wells e por si só já é assustador.

O programa Radioteatro Mercury era interrompido com uma cobertura jornalística perfeitamente executada sobre uma invasão de marcianos.

A transmissão usou de todos os recursos do jornalismo da época e o momento histórico também era favorável ao pânico coletivo. Os E.U.A. ainda estavam na Grande Depressão e havia a possibilidade de uma guerra na Europa. O rádio era o principal meio de comunicação e tinha enorme influência sobre a população.


A CBS calculou na época que o programa teve cerca de seis milhões de ouvintes, dos quais metade perderam a introdução, que informava que tudo era ficção. Pelo menos 1,2 milhão acreditaram que estavam ouvindo a uma reportagem real. Desses, meio milhão entraram em pânico: saíram histéricos nas ruas, invadiram quartéis dos bombeiros, postos policiais, hospitais, redações de jornais, havendo até casos de suicídio.

Em 1955, contudo Orson Welles assumiria que aquele pânico era intencional .


Uma das inúmeras histórias sobre o trauma causado pela transmissão é a de vários cidadãos que tiveram de ser resgatados seis semanas depois por voluntários da Cruz Vermelha nas montanhas de Dakota e não acreditavam que tudo aqauilo tinha sido ficção.

O episódio tornou Welles famoso levando-o a dirigir depois o filme "Cidadão Kane".

A Transmissão!

No começo da transmissão, ele se apresentara como um certo professor Pierson, "famoso astrônomo do Observatório de Princeton", e declarara pelo rádio, na forma de entrevista, que estava ocorrendo uma série de fenômenos na crosta do planeta Marte.

Posteriormente, a emissora informava que discos voadores teriam pousado em várias partes do país. A transmissão teve direito até ao pronunciamento de um hipotético secretário do Interior, "diretamente de Washington", admitindo a gravidade da situação e pedindo calma aos moradores.


O programa de Orson Welles continua a ser considerado um dos momentos mais fascinantes da história da comunicação de massa.

2 Opiniões (quem cala consente).:

Unknown disse...

Isso tinha que acontecer no eua!

Anônimo disse...

Olha, se fosse no Brasil eu ia achar menos estranho ainda kkk

Postar um comentário