A UFCG sempre foi bem conhecida na
Paraíba, e agora decidiu fazer uma coisa
inovadora e inesperada que agradou alguns e
gerou indignação a outros!
UFCG vai usar prova do Enem, mas inscrições no Vestibular continuam a cargo da Comprov. A decisão foi deliberada pela Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário em sua última reunião. A Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) apresentará no próximo dia 21 o novo vestibular da instituição.
"Isso não significa que a UFCG oferecerá vagas para ingresso através do Enem, como as demais universidades que integram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)", explica o presidente da comissão, Marcos Gama. "A prova será uma só: a do Enem, mas as vagas da UFCG continuarão sendo destinadas exclusivamente àqueles que fizerem inscrição no Vestibular da UFCG", salientou.
Para isso, além de se inscreverem para o Enem, os candidatos às vagas oferecidas pela UFCG também deverão se inscrever na Comprov, especificando a sua opção de curso.
"Só com a confirmação da inscrição no Enem é que o candidato estará apto a concorrer às vagas ofertadas pela UFCG", reforçou Gama, alertando que estes devem fazer as duas inscrições: na UFCG, escolhendo a graduação, como já o faziam.
"Enquanto eu tive que passar dois anos estudando dia e noite pra tirar uma boa nota em uma das provas mais difíceis e bem elaboradas da Paraiba, outras pessoas vão fazer o ENEM (uma prova fácil e que nem precisa de tanta preparação) pra tirar boa nota e passar. Não Gostei... me senti um desclassificado!" disse um aluno para o Blog #Di Leite.
4 Opiniões (quem cala consente).:
Realmente, isso é sacanagem... a minha escola tbm vai fazer uma coisa parecida ¬¬
Uma palhaçada isso, se a prova do enem fosse uma prova digna de vestibular, mas axo q a ufcg não quer gastar com vest. mais.
Não sou a favor da utilização das provas do ENEM como forma de ingresso na UFCG pelo simples fato de achar que elas não servem para avaliar a capacidade multidisciplinar do candidato.
É de conhecimento de todos que tais provas sempre foram voltadas para a área das ciências humanas, no entanto tenho que reconhecer que com a nova estrutura das provas a avaliação mudou um pouco,porém não o bastante, não o suficiente.
O governo implantou as provas do ENEM para com o intuito de aumentar as chances dos alunos de baixa renda de entrar em uma universidade, o que é muito bom para nosso país, entretanto é preciso salientar que não podemos simples mente abrir as portas de nossas universidades para todos os alunos sem primeiro avaliarmos se eles de fato merecem essa oportunidade.
É por esses e outros motivos que não estou de acordo com utilização das provas do ENEM pela UFCG, porém deixo claro que a partir do momento em que o sistema de avaliação do ENEM melhorar estarei de acordo com utilização das notas provas como forma de ingresso às universidades públicas .
As provas do ENEM não podem vazar. O vazamento dessa provas é crime e deve ser punido.
Gustavo M. de Paula
Adorei, assim mesmo estando aqui no RJ vou poder concorrer a uma vaga na UFCG.
Postar um comentário